Desenvolvimento social local

 

 

Projeto Direitos & Desafios - CLDS 3G
Projeto Chão Fértil 

O Projeto Direitos & Desafios I, integrado no Programa Nacional de Luta Contra a Pobreza, teve início em Junho de 1997, e, surgiu mediante a deteção de graves problemáticas sociais no concelho de Santa Maria da Feira, nomeadamente o desemprego ou situação profissional precária, o alcoolismo e toxicodependência, monoparentalidade e situações de habitação degradada.

 

Posteriormente, surgiu o Projeto Direitos & Desafios II que resultou da candidatura ao Programa PROGRIDE (Programa para a Inclusão e Desenvolvimento do I.S.S.), iniciado em Setembro de 2005 (com a coordenação da Associação Pelo Prazer de Viver) e que contemplava como objetivos centrais: promover a inclusão social em áreas marginalizadas e degradadas; combater o isolamento, a desertificação, a exclusão em zonas deprimidas e intervir junto dos grupos confrontados com situações de exclusão, marginalidade e pobreza persistentes.

 

O Projeto Direitos & Desafios III, enquadrado no Programa CLDS - Contrato Local de Desenvolvimento Social teve, então, início em Agosto de 2011 e contemplava os seguintes eixos de intervenção: Eixo 1 - Emprego, Formação e Qualificação; Eixo 2 - Intervenção Familiar e Parental; Eixo 3 - Capacitação da Comunidade e das Instituições; e Eixo 4 - Informação e Acessibilidades.

O Eixo 1 tinha como ação a ALPE - Agência Local em Prol do Emprego (apoio na área do emprego, formação e empreendedorismo). O Eixo 2 contemplava o Espaço Trevo e o Espaço Famílias. O Eixo 3 dizia respeito à Comunidade (Com)Vida - Teatro Legislativo, ao Espaço SCA - Sem Custos Adicionais, à Modernização da Organização e Gestão do Terceiro Setor, às Hortas Urbanas e ao Laboratório de Empreendedorismo Social - Social Skills Lab. O Eixo 4 contemplava o Espaço Intergeracional de Acesso à Informação e a Rede de Divulgação e Informação. Este projeto teve como entidade promotora a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, entidade coordenadora a Casa dos Choupos - Cooperativa Multissectorial de Solidariedade Social, CRL e entidades executoras a Associação de Alcoólicos Recuperados e o Centro Social de Lourosa. Para além de pretender por um lado consolidar os resultados alcançados e as sinergias geradas no âmbito do Programa PROGRIDE, pretendeu criar respostas às novas necessidades sociais emergentes do contexto socioeconómico atual. Teve, então, como objetivo geral promover a inclusão social dos cidadãos de forma participada e integrada, através de uma intervenção estruturada no território, com vista ao desenvolvimento social local, combatendo a pobreza persistente e a exclusão, recorrendo a ações executadas em parceria com atores locais.

 

Dado a necessidade destas respostas e a importância das mesmas para a comunidade, após o término do Contrato Local de Desenvolvimento Social, em Agosto de 2014, a Casa dos Choupos, CRL. garantiu a continuidade das ações em parceria com o Município de Santa Maria da Feira.

 

 

Promovido pela Casa dos Choupos – Cooperativa Multissectorial de Solidariedade Social, CRL e criado em 2015, o Projeto Chão Fértil traduz-se num conjunto de iniciativas e atividades desenvolvidas na sede da Casa dos Choupos, com o objetivo de envolver a comunidade num espaço de aprendizagem, partilhas, convívios e lazer em prol do desenvolvimento sócio-cultural e da melhoria da qualidade de vida das pessoas residentes em Santa Maria da Feira.

 

São objetivos específicos deste projeto: promover uma alimentação saudável e a agricultura sustentável local; valorizar o espírito comunitário na utilização de espaços comuns; alavancar o potencial sócio-cultural de atividades que envolvem o contacto com a Natureza; desenvolver atividades pedagógicas que estimulem a consciência ambiental de crianças e jovens.

 

O Projeto Chão Fértil tem 4 eixos:

 

1. Hortas comunitárias: dirigidas a cidadãos residentes no concelho de Santa Maria da Feira, que não têm espaço de cultivo em casa, podendo candidatar-se a talhões em hortas comunitárias. A Casa dos Choupos disponibiliza, a cada utilizador aderente, um talhão para a prática de uma horticultura sustentável e acesso a água para rega. Os participantes celebram com a Casa dos Choupos um acordo de utilização anual (podendo este ser renovável) que é regido de acordo com o Regulamento disponibilizado. Todos os utilizadores recebem formação em Agricultura Biológica e têm permanentemente à sua disposição apoio técnico para as práticas agrícolas.

 

2. Hortas pedagógicas: no âmbito de uma estreita parceria com o pelouro da Educação do Município de Santa Maria da Feira, o projeto Chão Fértil promove um espaço de exploração pedagógico dirigido às crianças de oito Jardins de Infância do concelho, materializado através de formação em práticas hortícolas às monitoras inscritas no projeto e da visita das crianças nos períodos de férias escolares às hortas, onde lhes é proporcionada a experiência de participar em processos de plantação, recolha de produtos hortícolas da terra, entre outras.

 

3. Hortas ao domicílio: formação e workshops dirigidos a cidadãos que tenham em suas próprias casas um jardim, um quintal ou uma varanda, fomentando competências que lhes permitam potenciarem as mais-valias que a agricultura biológica transmite, promovendo uma alimentação mais saudável.

 

4. Atividades sócio-culturais: dirigidas à comunidade em geral, pretende-se promover um conjunto de atividades que promovam competências sócio-culturais e que fomentem o sentimento de partilha, de identidade e de cidadania ativa.

 

Para mais informações, contacte-nos!

 

Consulte o Regulamento das Hortas Comunitárias:

M.I.D.A.S. - Mudança para a Inclusão e Desenvolvimento Artístico-Social

Recorrendo a metodologias participativas através de ferramentas artísticas e da inclusão pela arte, pretende-se promover a experimentação social, incluindo públicos com problemáticas já identificados no Plano de Desenvolvimento Social, ao nível da literacia, participação cívica, desemprego de longa duração, escassa atividade económica, pobreza e exclusão social, nomeadamente a imigrantes e minorias, baixo nível de instrução e insucesso escolar.

Esta operação será desenvolvida pelo Município de Santa Maria da Feira em parceria com a Casa dos Choupos – Cooperativa Multissectorial de Solidariedade Social, CRL e com o CASTIIS – Centro de Assistência Social a Terceira Idade e Infância de Sanguedo.

Ligue:

+351 256372076

+351 910572882

Endereço: 

Rua Casa dos Choupos, Nº20

4520-156 Santa Maria da Feira

Siga-nos: