Destaques

Atividades Pedagógicas para as férias da Páscoa dos mais pequenos na Casa dos Choupos

04 de abril de 2017

Promovido pela Casa dos Choupos – Cooperativa Multissectorial de Solidariedade Social, CRL e criado em setembro de 2015, o Projeto Chão Fértil traduz-se num conjunto de iniciativas e atividades desenvolvidas na sede da Casa dos Choupos, com o objetivo de envolver a comunidade num espaço de aprendizagem, partilha, convívio e também lazer em prol do desenvolvimento social, ambiental e cultural, contribuindo para uma melhoria da qualidade de vida das pessoas residentes em Santa Maria da Feira.  Pretende-se, assim, apostar num processo comunitário em que as pessoas e a natureza beneficiam do melhor que cada indivíduo traz consigo, construindo - em conjunto - uma sociedade mais justa, mais equilibrada, mais livre, mais amiga e sustentável. 

Em parceria com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, o projeto Chão Fértil promove diversas iniciativas, entre as quais, um espaço de exploração pedagógico dirigido a crianças do concelho, promovendo workshops e atividades para crianças e jovens que frequentem estabelecimentos de ensino e outros programas/respostas concelhias.

 

Para mais informações: geral@casadochoupos.pt ou 910 572 882.

Voluntariado Corporativo na Casa dos Choupos

03 de abril de 2017

No dia 31 de março, o dia foi de Boas Ações na Casa dos Choupos. Cerca de 80 funcionários da Indaqua Feira colaboraram na execução de trabalhos que resultaram de um levantamento de necessidades existentes no espaço da Cooperativa Casa dos Choupos: plantaram-se árvores de fruto e criou-se um sistema de rega das árvores, plantaram-se produtos hortícolas, equiparam-se os wc, limpou-se a zona do tanque com o objetivo da sua revitalização, executou-se uma rampa para garantir as acessibilidades ao edifício e pavimentou-se parte do espaço exterior. 
O dia foi de alegria e contou ainda com a inesperada visita de Shari Arison, a empresária filantropa israelo-americana que instituiu o "Good Deeds Day", movimento que envolve já 75 países no mundo e ao qual Portugal também aderiu. 

Campanha de Recolha de Alimentos - Mercado da Solidariedade

30 de março de 2017

Este fim-de-semana, dias 01 e 02 de abril, no Continente Modelo de Mozelos, S. João de Ver e Santa Maria da Feira, teremos uma campanha de angariação de géneros alimentares para o Mercado da Solidariedade, em estreita parceria com a Cruz Vermelha - Núcleo de Sanguedo.

Visite-nos e apoie esta causa!

Programa de Voluntariado Jovem - Férias da Páscoa

14 de março de 2017

Já completaste 16 anos e gostarias de fazer voluntariado numa instituição do Concelho na área dos seniores, da infância ou da saúde, de 05 a 18 de abril de 2017? 
Este Programa é para Ti! 
As inscrições devem realizar-se online até 23/03/2017 através do link: https://goo.gl/forms/FWaQ3UIofwOTHrB82

8 de Março - Comemorações do Dia Internacional da Mulher

03 de março de 2017

Assinalamos o Dia Internacional da Mulher com o encontro “Mulheres Empreendedoras - Pequenas Empresas & Grandes Negócios”.
Esperamos por si no Cineteatro António Lamoso pelas 17h30. Entrada Livre!

Conversas com Pais

03 de março de 2017

 

As “Conversas com Pais“ é um serviço de informação e pretende constituir-se como espaço de diálogo, de partilha, de reflexão, de apoio e de aprendizagem temáticas de interesse para os pais, tais como “relação família escola”, “questões da adolescência”, “internet e redes sociais”, “prevenção de comportamentos de risco”, “comunicação familiar”, “regras e limites”, “expressão de emoções na família”, entre muitos outros.
Através de sessões temáticas com duração de aproximadamente 120 minutos, as Conversas com Pais destinam-se a pais, mães, encarregados de educação e comunidade em geral com crianças em idade escolar.

São promovidas pelo Projecto Direitos e Desafios no âmbito do Eixo 2 – Intervenção familiar e parental do Contrato Local de Desenvolvimento Social 3 G, cuja entidade promotora é cooperativa Casa dos Choupos.

8 de Março - Comemorações do Dia Internacional da Mulher

20 de fevereiro de 2017

Inscrições online até ao dia 5 de Março:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScymo1AXdqj46UFDf71MgqTc357sNEpsdovbqF0ML_gE4K5hg/viewform?c=0&w=1

Esclarecimentos e informações: plano.igualdade@cm-feira.pt

Workshop "Pessoas de Palavras, Palavras de Pessoas"

02 de fevereiro de 2017

 

Com o objetivo de consciencializar para a adoção de uma linguagem e comportamento inclusivo de género na comunicação interna e externa das organizações, no dia 21 de Fevereiro 2017, das 18h30 às 20h00, decorrerá no ISVOUGA - Santa Maria da Feira - o workshop “Pessoas de Palavras, Palavras de Pessoas” (Por uma Linguagem Inclusiva de Género).

Para mais infomações: plano.igualdade@cm-feira.pt

Workshop de Costura "Pega na Agulha e não Afastes o Dedal"

24 de janeiro de 2017

 

Três manhãs de sábado de grandes aprendizagens e partilhas são o que te espera! O objetivo é que os participantes possam adquirir conhecimentos básicos de pequenos arranjos de roupa, dicas e truques, de pequenos trabalhos com máquina de costura (conhecer a máquina e os acessórios) e outras vertentes da agulha e do dedal. O Workshop de Costura é especialmente indicado para quem não tem experiência em costura e quer dar os primeiros passos. A facilitadora será Laurinda Santos, costureira e empreendedora.
Valor total de inscrição: 30€ incluí pequeno kit de costura individual necessário ao workshop (*a participação estará sempre sujeita ao número de inscrições). Inscreve-te até 13 de fevereiro em:
https://goo.gl/forms/ta9svQE2R9kgofAN2

Feliz Natal e Próspero Ano Novo

 

23 de Dezembro de 2016

 

A Casa dos Choupos - Cooperativa Multissectorial de Solidariedade Social deseja a todos os seus cooperantes, parceiros e amigos, os votos de um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

 

 

Challenge #Quem ajuda o Mercado, Solidário, É!

05 de dezembro de 2016

 

O Mercado da Solidariedade de Santa Maria da Feira recolhe e distribui várias dezenas de produtos e apoia ao longo de todo o ano instituições, famílias e indivíduos, cedendo cabazes de alimentos a pessoas comprovadamente vulneráveis ao nível social e económico. Abrangemos já uma distribuição de aproximadamente 150 toneladas de produtos, desde 2005. Chegamos a mais de 5531 famílias e/ou indivíduos, de todas as freguesias do Concelho. Queremos aumentar a nossa cadeia solidária e, para isso, precisamos de vocês.
A Casa dos Choupos coordena esta ação conjuntamente com a Delegação de Sanguedo da Cruz Vermelha Portuguesa e contando com o apoio da CMSMF, animam a rede institucional na procura ativa de resposta nesta ação voluntária, disponibilizando informação, meios materiais, logísticas e claro está, alimentares. 
É nossa missão chegar a diferentes parceiros, públicos e pessoas interessadas. Por isso, neste Natal de 2016, pretendemos desafiar a comunidade, através de entidades parceiras, a envolverem-se numa causa solidária: a angariação de géneros para o Mercado da Solidariedade. 

 

Programa de Voluntariado Jovem

22 de novembro de 2016

 

Já completaste 16 anos e gostarias de fazer voluntariado numa instituição do Concelho na área dos seniores, da infância ou da saúde de 19 a 30 de dezembro? Então este programa é para TI!
As inscrições devem realizar-se online até 4 de dezembro de 2016 através do link https://goo.gl/forms/FWaQ3UIofwOTHrB82.

Rufus & Circus promovem workshops de percussão em entidades concelhias

14 de novembro de 2016

 grupo de percussão Rufus & Circus, promovido pela Casa dos Choupos - Cooperativa Multissectorial de Solidariedade Social, CRL., deu início a um conjunto de workshops que pretendem fomentar a partilha de experiências, de saberes e conhecimentos musicais com outros agentes e cidadãos locais.

As instituições interessadas em desenvolver estes workshops podem entrar em contacto com a Cooperativa Casa dos Choupos através do e-mail casadoschoupos@gmail.com ou do n.º 910 572 882

JORNADAS DO LUXO

31 de outubro de 2016

 

O CTCP - Centro Tecnológico do Calçado de Portugal em parceria com o Projeto Direitos & Desafios - CLDS 3G provem as Jornadas de Luxo.
Nos dias 15, 22 e 29 de Novembro e 6 de Dezembro irão decorrer vários Workshops, Palestras, Testemunhos e Visitas destinados a empresas, jovens designers, estudantes design, técnicos com conhecimento em calçado.

Mais informações em www.ctcp.pt

Conferência "Mais para Todos" | 8 a 10 de novembro de 2016

27 de outubro de 2016

 

À semelhança de anos anteriores, o Movimento Mais Para Todos iniciou a sua viagem pelas 18 capitais de distrito portuguesas, com o objetivo de promover a sustentabilidade e a responsabilidade social, contribuindo para o bem da comunidade e sensibilizando, educando e formando as comunidades locais.

Nos próximos dias 8, 9 e 10 de novembro, o roadshow da 2.ª edição do Movimento Mais Para Todos passará por Águeda, no qual estarão presentes instituições locais, empresas, organizações de economia social e público em geral.

A Casa dos Choupos - Cooperativa Multissectorial de Solidariedade Social, CRL. e a Associação de Desenvolvimento de Nogueira da Regedoura apresentarão, respetivamente, os projetos "Chão Fértil" e "Maria e o Mundo - Crescer mais iguais", no Painel II - Projetos Sociais Inovadores Premiados pelo Movimento Mais Para Todos, que se realizará no dia 08 de novembro, pelas 16h15, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda.

No dia 09 de novembro, das 09h30 às 17h30, decorrerão um conjunto de ações de capacitação destinadas a agentes sociais e para o qual estão convidados todos os interessados.

4.ª Edição do "Envolve-te no Desafio!"

02 de outubro de 2016

 

A 4.ª Edição do “Envolve-te no Desafio!”, que este ano se realizará nos dias 19, 20 e 21 de Outubro é uma iniciativa do Projeto Direitos & Desafios (Contrato Local de Desenvolvimento Social 3G promovido pelo Município de Santa Maria da Feira que tem como Entidade Coordenadora Local a Casa dos Choupos, CRL, e como entidades executoras locais ADRITEM - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria; AMICIS- Associação de Amigos por uma Comunidade Inclusiva em Sanguedo e CTCP – Centro Tecnológico do Calçado Portugal). 

Esta iniciativa tem como principal objetivo reforçar as respostas que o Direitos & Desafios tem vindo a disponibilizar para a comunidade. Durante os 3 dias ocorrerão diferentes atividades tendo por base os 3 eixos de intervenção – Emprego, Formação e Qualificação; Intervenção Familiar e Parental e Capacitação das Comunidades e das Organizações promovendo um maior conhecimento das ações do projeto, com vista a aproximá-lo ainda mais das pessoas e proporcionar um maior envolvimento dos/as cidadãos/ãs na dinâmica do mesmo.

Sábados Inacabados

30 de setembro de 2016

 

Promovidos pelo Projecto Inacabado, em parceria com a OLIVA CREATIVE FACTORY e a Adega Records, os Sábados Inacabados serão noites que aliarão a cultura ao lazer num ambiente informal e descontraído. Concertos Improváveis, teatro, dança, poesia, artes plásticas serão parte constante da agenda cultural desta parceria. 
O primeiro Sábado Inacabado, terá lugar na Oliva Creative Factory na sala do terraço, no próximo dia 1 de Outubro, pelas 22h. Nessa noite, poderá assistir à peça “Não sei mexer as mãos” do grupoPoesia no Corpo. Corpo na Poesia. da Casa Dos Choupos e ao concerto da banda Frankie ShueAdega Records. Venham fazer parte destas noites inacabadas...

Atribuição de talhões em Hortas Comunitárias

28 de setembro de 2016

Mora na cidade e gostava de ter um espaço para cultivar os seus produtos hortícolas de forma biológica?

Se é assim, temos um espaço para si! 
A Casa dos Choupos tem abertas inscrições para atribuição de talhões no âmbito do seu projeto Chão Fértil. 
Contacte-nos!

Atreves-te a bombar connosco?

15 de setembro de 2016

O Rufus & Circus é um grupo de percussão intergeracional, promovido pela Casa dos Choupos – Cooperativa Multissectorial de Solidariedade Social, CRL., entidade com sede em Santa Maria da Feira .
Com base nas percussões tradicionais portuguesas e do mundo, o grupo pretende desenvolver temas dinâmicos e criativos, despertando o ritmo que existe em cada indivíduo, com o intuito de facilitar o desenvolvimento de competências através da música, tais como a criatividade, a organização, a autonomia, o respeito, a compreensão e a responsabilização.
Se gostas de música e tens mais de 10 anos, o Rufus & Circus está à tua espera às quartas-feiras, das 17h30 às 19h00 na Casa do Povo de Santa Maria da Feira (junto ao Hospital). 
A participação é gratuita.

Atreves-te a dançar connosco?

15 de setembro de 2016

O grupo intergeracional Poesia no Corpo.Corpo na Poesia., promovido pela Casa dos Choupos – Cooperativa Multissectorial de Solidariedade Social, CRL., entidade com sede em Santa Maria da Feira, junta um coletivo de cidadãos que encontraram no corpo a forma mais pura de participação e expressão.
Mostram que a dança pode ser tudo. E que todos dançamos. E que a dança tem um poder enorme de transformação individual e coletiva.

Se te revês neste tipo de projetos, gostas de dançar e tens entre os 5 e os… 100 anos, o grupo Poesia no Corpo. Corpo na Poesia. está à tua espera às terças-feiras, das 18h00 às 20h00 na Casa do Povo de Santa Maria da Feira (junto ao Hospital).

A participação é gratuita.

Casa dos Choupos celebra o seu 8º aniversário

11 de setembro de 2016

A Casa de Choupos - Cooperativa Multissectorial de Solidariedade Social, CRL, localizada em Santa Maria da Feira, foi fundada a 11 de Setembro de 2008.

Comemorando o nosso 8º aniversário, pretendemos manifestar o agradecimento profundo a todos/as os/as que diariamente e de diversas formas contribuem para o cumprimento da nossa missão: a estruturação e a implementação de respostas à medida para a resolução de problemas sociais.

Abrangendo com a sua intervenção o território de Santa Maria da Feira, tem com objetivo apresentar respostas a necessidades e áreas de interesse da comunidade em que se insere e da sociedade civil, fomentando o progresso e a sustentabilidade social.

Estamos conscientes de que o sucesso da nossa intervenção só é possível através do envolvimento e participação permanentes das entidades parceiras e dos cidadãos residentes no concelho, reforçando assim a premissa de que a Casa dos Choupos se encontra permanentemente aberta e disponível a todos/as aqueles/as que dela queiram fazer parte como cooperantes e que nos permitam crescer e ser cada vez melhores no trabalho a que nos propomos.

Já é cooperante da Casa dos Choupos? Junte-se a nós!

 

Formação em Agricultura Biológica

06 de setembro de 2016

Gostava de adquirir ou aprofundar os seus conhecimentos na área da Agricultura Biológica?

Esta formação é para si.

Promovida pela Casa dos Choupos, a Formação em Agricutura Biológica destina-se a toda a comunidade e decorrerá nos dias 17, 24 de setembro e 2 de outubro, das 9h00 às 12h00, na sede da Casa dos Choupos 

 

Workshop de Teatro para a Mudança na Casa dos Choupos

Terras da Feira, 12 de setembro de 2016

Em tournée por Portugal, durante o mês de setembro, a companhia palestiniana The Freedom Theatre (FT) vai passar por Santa Maria da Feira, nos dias 20 e 21 de setembro, para promover o workshop “Teatro para a Mudança” e apresentar a performance “Regresso à Palestina”, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Paz, celebrado anualmente a 21 de setembro. No final do espetáculo, haverá ainda espaço para uma conversa sobre o tema da vida na Palestina e dos Refugiados.

 

Rufus & Circus na Viagem Medieval em Terras de Santa Maria

Terras da Feira, 27 de Julho de 2016

O grupo de percussão Rufus & Circus participa, como tem sido habitual, na Viagem Medieval em Terras de Santa Maria. Todos os dias, até 07 de Agosto, o grupo contará com um total de cerca de 30 apresentações.

Rufus & Circus participa no Dia Metropolitano dos Avós, em S. João da Madeira

27 de Julho de 2016

 

No Dia dos Avós, o grupo Rufus & Circus, promovido pela Casa dos Choupos, esteve a alegrar a tarde no Pavilhão das Travessas (S. João da Madeira), onde decorreu a habitual comemoração do Dia Metropolitano dos Avós.

"Não sei mexer as mãos" no 8º Avenida

26 de Julho de 2016

 

Depois da estreia do espetáculo "Não sei mexer as mãos" no Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua em Santa Maria da Feira, o coletivo Poesia no Corpo. Corpo na Poesia rumou a S. João da Madeira, ao centro comercial 8ª Avenida, numa parceria com o Projeto Inacabado. 

 

Arrancou a 10º Edição do Espaço Filhos

Terras da Feira, 18 de Julho de 2016

 

Arrancou hoje mais uma edição do Espaço Filhos, que acolhe os filhos dos funcionários municipais nas pausas letivas. 
A manhã foi preenchida com atividades de acolhimento e a tarde dedicada a um atelier de artes de circo e uma oficina da música.

O Espaço Filhos é uma resposta criada no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade, que visa aproximar a instituição às famílias um projeto, promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira em colaboração com a Casa dos Choupos – Cooperativa Multissectorial de Solidariedade Social.

80 crianças da concelho visitaram as Hortas da Casa dos Choupos

18 de julho de 2016

 

Na semana de 11 a 15 de julho de 2016, as Hortas da Cooperativa Casa dos Choupos receberam a visita de cerca de 80 as crianças de 7 Jardins de Infância concelhios, que encheram o espaço de alegria e brincadeiras.

Experienciar o processo de plantação e de recolha de produtos da terra num espaço pedagógico de práticas hortícolas é o objetivo central das Hortas, ao qual se aliaram outras atividades que pretenderam mostrar o quão divertido é passar uma manhã a mexer na terra!

Rufus & Circus participa na abertura das Olimpíadas Séniores

30 de junho de 2016

O grupo de percussão Rufus & Circus foi responsável pela abertura oficial das Olimpíadas Séniores na zona histórica de Santa Maria da Feira.

Rufus & Circus promove Workshop de percussão 

28 de junho de 2016

 

O grupo de percussão Rufus & Circus proporcionou, no âmbito do II Encontro Interinstitucional das Casas de Acolhimento do Distrito de Aveiro em Santa Maria da Feira. Neste workshop participaram cerca de 15 jovens. 

Rufus & Circus no I Lobão a Bombar

26 de junho de 2016

O grupo de percussão Rufus & Circus , promovido pela Casa dos Choupos, participou no evento - I Lobão a Bombar - organizado pelo grupo S. Tiago a Rufar.

O Dia Nacional do Cigano

24 de junho de 2016

 

No âmbito do projeto “ Sol em Comunidade” e do Dia Nacional do Cigano, decorrerá no próximo dia 27 de junho pelas 15H00 no acampamento da Baralha - em Sanguedo - uma Mostra da Arte de Cestaria, que tem por objetivo sensibilizar e incentivar a comunidade para uma tradição e um saber a preservar.

O projeto “ Sol em Comunidade”, financiado pelo FAPE 2016 – Fundo de Apoio à Estratégia Nacional para a integração das comunidades Ciganas, é promovido pelo CASTIIS - Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguedo e executado com o apoio de um conjunto alargado de parceiros, nomeadamente a Casa dos Choupos, CRL.

Oficina de Escrita TKNT na Casa dos Choupos

09 de junho de 2016

Iniciou na Casa dos Choupos a Oficina de Escrita TKNT, dinamizada por Nuno F. Santos. Todas as quintas-feiras até 07 de julho, a caneta ou o lápis e o papel, tomam conta dos finais de tarde dos participantes! 

Casa dos Choupos participa na Marcha do Ambiente

31 de maio de 2016

 

A Casa dos Choupos foi uma das entidades participantes na Marcha pelo Ambiente, organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e a SUMA – Serviços Urbanos e Meio Ambiente, que decorreu no centro de Santa Maria da Feira e que envolveu cerca de 1300 pessoas.

Feira na linha da frente no apoio às vítimas de violência doméstica

 

Jornal Terras da Feira, 23 de maio de 2016

"Chama-se Gabinete de Atendimento e Informação à Vítima (GAIV) e é mais uma resposta no apoio às vítimas de violência doméstica no Concelho. A iniciativa nasceu de uma parceria do DIAP de Santa Maria da Feira e do Espaço Trevo, que resolveram estender a sua acção no terreno através da criação de um gabinete articulado que actua, para além da Lei, no suporte emocional à vítima. O protocolo de criação do GAIV foi assinado na última sexta-feira, no Museu Convento dos Lóios, em Santa Maria da Feira, e contou a com presença de duas figuras de peso. A secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino, e a procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, aceitaram o convite e louvaram a acção que junta cinco entidades na luta contra o flagelo da violência doméstica." 
 

 

Atividades com entrada livre e gratuita para a População Sénior concelhia

Venha à Casa dos Choupos e Sinta-se Fresco como uma Alface!

A Casa dos Choupos, no âmbito do projeto Chão Fértil que visa - entre outros objetivos - promover atividades que fomentem o espírito comunitário na utilização de espaços comuns, sustentadas em práticas que contribuam para uma melhoria na qualidade de vida das pessoas residentes no concelho de Santa Maria da Feira e que contribuam para um sentimento de partilha, de identidade e cidadania ativa, apresenta o programa Venha à Casa dos Choupos: Sinta-se Fresco como Uma Alface!.

Este programa pretende desafiar a população sénior concelhia a juntar-se em 6 tardes, com entrada livre e gratuita, que decorrerão mensalmente - de maio a outubro - na Casa dos Choupos. Ações de sensibilização com o tema geral da Educação para a Saúde, sessões de Yoga com os pés na relva e um espaço para lanches convívio serão as atividades disponíveis para aqueles/as que agarrarem este desafio.

As atividades serão promovidas pela Casa dos Choupos – Cooperativa Multissectorial de Solidariedade Social, CRL. em estreita parceria com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e com a Unidade de Cuidados na Comunidade de Santa Maria da Feira do Agrupamento de Centros de Saúde Entre Douro e Vouga I – Feira/Arouca.

Dia Internacional da Família: Vamos todos/as à Casa dos Choupos?

No próximo dia 15 de Maio, irá decorrer na Casa dos Choupos, um conjunto de iniciativas dirigidas às famílias da Comunidade, a partir das 15h00, com entrada livre. Será um programa diverso: haverá um workshop de sementeiras, com lotação limitada e por isso sujeito a inscrições, para pais e filhos/as. 
De seguida, todas as famílias serão convidadas para uma sessão de relaxamento (Yoga), ao som de música ambiente (flauta e violino), para relembrar o quão fantástico é sentir o calor da família. 
A festa continuará com a atuação do grupo de percussão Rufus & Circus da Casa dos Choupos. A família é também motivo de alegria. A música transmitida pela percussão leva-nos para este sentimento: alegria e descontração. E nada melhor que terminar o dia com um grande espectáculo de animação de leitura do projeto “Era uma vez…”, intitulado “A Lagarta que tomou o chá do sumiço…”.

Esta iniciativa é organizada pela Casa dos Choupos – Cooperativa Multissectorial de Solidariedade Social, CRL, em estreita colaboração com o Plano Municipal para a Igualdade de Género do Município de Santa Maria da Feira. As entidades parceiras e associadas são a AMAR – Academia de Musica e Artes de Rio Meão, Áshrama Feira - Centro Do Yoga e Coletivo do Projeto “Era uma Vez”.
 

Sessão de Apresentação Pública do Projeto Direitos & Desafios - CLDS 3G

 

05 de maio de 2016

Realizou-se pelas 18h30 no Cineteatro António Lamoso a Apresentação Pública do Projeto Direitos & Desafios (CLDS 3G). Com 20 anos de história no concelho de Santa Maria da Feira, o Direitos & Desafios é já um marca de inovação social. Nos próximos três anos esperam-se novos desafios e as várias ações que constituem o projeto estão já no terreno a inovar e a lançar sementes de transformação com várias organizações e entidades parceiras, sem as quais a intervenção não seria possível. 
O Projeto Direitos & Desafios tem como entidade coordenadora local a Casa dos Choupos - Cooperativa Multissectorial de Solidariedade Social, CRL. e como entidades executoras a ADRITEM - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria, a AMICIS - Associação de Amigos Por uma Comunidade Inclusiva Em Sanguedo e o CTCP - Centro Tecnológico do Calçado Portugal.

Folhas Desenhadas - Oficina de Banda Desenhada na Casa dos Choupos

 

28 de abril de 2016

Destinada a todos/as (dos 10 aos... todos os anos possíveis), que tenham um gosto especial pelo desenho, vontade e curiosidade em conhecer melhor a Banda Desenhada!

Composta por 5 sessões (18 e 25 de maio// 1,8 e 15 de junho das 18h às 20h), esta Oficina tem como objetivos gerais familiarizar os participantes com a linguagem da banda desenhada; compreender e reflectir acerca da natureza, do trabalho em comunidade e da partilha que a Casa dos Choupos promove e dar ao participante autonomia e incentivo a criar as suas próprias bandas desenhadas e publicações. Serão privilegiadas as seguintes metodologias: a exibição de imagens de banda desenhada relevantes à compreensão do seu funcionamento enquanto meio narrativo; a prática de exercícios que desenvolvam a compreensão do meio narrativo e a criação de imagens; o acompanhamento e interrogação dos exercícios e projetos individuais.
Sofia Neto, licenciada em Artes Plásticas - Multimédia pela FBAUP e com Mestrado em Banda Desenhada pela EESI em Angoulême, França, será a dinamizadora de Folhas Desenhadas!

Inscrições disponíveis até 13 de Maio, através do link:http://goo.gl/forms/7iMvu1mdCd
A inscrição tem um valor único de 25€ (os cooperantes da Casa dos Choupos beneficiam de um desconto de 10%)
Para mais informações: casadoschoupos@gmail.com ou tel: 910572882.

 

Projeto REMA em Argoncilhe

 

20 de abril de 2016

O REMA é um projeto pedagógico-social itinerante promovido pela Casa dos Choupos, que visa a intervenção na comunidade juvenil do Concelho de Santa Maria da Feira, traduzindo-se num programa de 15 sessões experienciais e explorativas a decorrerem semanalmente,tendo como destinatários jovens dos 10 aos 14 anos. Procura-se através da formação, da arte e da reflexão crítica desenvolver e despoletar nos jovens a plena e saudável inserção social, a aprendizagem de regras de cooperação e de competição saudável, dos valores da responsabilidade e do espírito de equipa, do esforço para atingir metas desejadas ou da importância de cumprimento de objetivos individuais e coletivos.

 

Workshop Hortas nas Varandas
30 abril 2016 // 10h00 - 12h30 
Casa dos Choupos, Santa Maria da Feira

Gostava de ter na sua varanda uma área verde ou uma pequena horta? Para ser bem sucedido, existem algumas regras e condições que deve conhecer e cumprir.

Valor da inscrição: 7€

(os cooperantes/associados da Casa dos Choupos beneficiam de um desconto de 20% na inscrição)
Destinatários: Comunidade em geral
Lotação: limitada a 20 lugares
Prazo para inscrição: 27 de abril, 2016
Para inscrições, preencher formulário disponível em:http://goo.gl/forms/uMpN3fwdfT

 

A felicidade nasce da terra

 

Jornal Terras da Feira, 11 de abril de 2016

(...) "Na Casa dos Choupos, em Santa Maria da Feira, há Chão Fértil que continua a dar frutos. Os pequenos talhões estão cuidadosamente preparados e há muito verde na paisagem. A grande maioria dos agricultores já pôs a enxada na terra e as plantações já se fazem notar. Ali também há de tudo, das batatas às alfaces, das ervas aromáticas à couves. A terra é de todos e para todos, dos miúdos aos graúdos, do desempregado ao trabalhador." (...)

 

Casa dos Choupos celebra primavera no Zoo de Lourosa

 

É na tarde de domingo, 20 de março, pela sexta edição consecutiva, que o Zoo de Lourosa – Único Parque Ornitológico do País, volta a “dar” os seus canteiros aos visitantes! Nesta edição temos muitas novidades e surpresas. Durante a tarde do primeiro domingo de Primavera, os visitantes são convidados a plantar os canteiros do Zoo, mas temos mais atividades e iniciativas que trazem umas habitantes dos jardins que nem sempre são lá bem-vindas – as “lagartas” – mas neste nosso “Jardim do Visitante” as pequenas lagartas são recebidas de braços bem abertos, porque aqui nunca nos esquecemos que elas poderão vir a ser lindas borboletas! E semear? É verdade, também se vai semear! “Sementeiras no Zoo” é um Workshop promovido pela Casa dos Choupos, dividido em dois horários, a partir das 15H dirigido a crianças dos 8 aos 10 anos, e a partir das 16H para crianças dos 3 aos 7 anos.

 

Leia mais em: www.zoolourosa.com

 

Desenhar negócios colaborativos com potencial turístico

 

Nos dias 18 e 19 de Março, empreendedores e potenciais empreendedores da rede ALPE - Agência Local em Prol do Emprego, serão desafiados a Desenhar Negócios Colaborativos com Potencial Turístico.

Já pensou criar um negócio colaborativo em parceria com outros promotores?

 

Participação gratuita mas sujeita a inscrição: http://goo.gl/forms/gnz4JsZvUb

Bootcamp em Empreendedorismo Social: 48 horas, 36 participantes, 18 organizações.

 

22 de Fevereiro de 2016

 

Durante 3 dias, na Casa da Cultura de Gião, com o IES - Social Entrepreneurship Institute, foram encontradas soluções para problemas sociais do concelho. Num ambiente de grande cumplicidade, trabalho intenso em equipa, networking e partilha pensaram-se e desenharam-se soluções eficazes e sustentáveis.

 

Clube de Pais - Canedo

 

22 de Fevereiro de 2016

 

Entrada livre! Estaremos à sua espera!

No âmbito do Projeto Direitos & Desafios (CLDS 3G), que teve o seu arranque no início de Janeiro deste ano, promovido pelo Município de Santa Maria da Feira, coordenado pela Casa dos Choupos e executado pela ADRITEM, AMICIS e Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, lançamos mais um desafio:

 

O Clube de Pais é um espaço de partilha e debate sobre a educação dos filhos onde os pais podem encontrar num ambiente informal informação e reflexão sobre a complexa tarefa de educar hoje. O Clube de Pais terá o seu início no dia 26 de Fevereiro (6ªfeira) pelas 21h na Sala 1 da Junta de Freguesia de Canedo. É gratuito, não necessita de inscrição e destina-se a pais com filhos no 1º ciclo.

 

CALL para agentes do Setor Social

 

22 de Janeiro de 2016

 

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, criou o programa Santa Maria da Feira – Inovação Social, em parceria com o IES-Social Business School e o Projeto Direitos e Desafios IV – Contrato Local de Desenvolvimento Social 3G (que tem como entidade coordenadora local a Casa dos Choupos - Cooperativa Multissectorial de Slidariedade Social, CRL) . No âmbito deste programa, é lançado o Concurso para atribuição integral de bolsas para o BOOTCAMP EM EMPREENDEDORISMO Social, que se irá realizar entre os dias 16 e 18 de Fevereiro em Santa Maria da Feira. Candidaturas até dia 5 de Fevereiro em: 

https://docs.google.com/forms/d/1T8Oo0y6NufNsOWwL4vpCB30DTemBM5I1PeycDoWb6q0/viewform?usp=send_form

Feliz Natal e Próspero Ano Novo

 

23 de Dezembro de 2015

 

A Casa dos Choupos - Cooperativa Multissectorial de Solidariedade Social deseja a todos os seus cooperantes, parceiros e amigos, os votos de um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

 

 

Dar Vidas Novas

Notícias Magazine, 13 de Dezembro de 2015

 

"As Instituições de Solidariedade Social procuram dar nova vida a quem está mais vulnerável. Prestam um serviço essencial à comunidade, mas para manterem a sua sustentabilidade precisam também de apoio. No ano passado, o movimento Mais para Todos, do LIDL, ajudou 54. Fomos conhecer de perto três dos projetos vencedores."

 

A Cooperativa Casa dos Choupos é um deles!

 

Ver texto integral na Edição Impressa

Rufus & Circus participa no I Congresso do Bombo na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.

 

Com o Alto Patrocínio da Presidência da República e sob a organização da Associação Tocá Rufar, este foi um encontro de reflexão e partilha sobre o papel do Bombo enquanto instrumento e agente social na música tradicional portuguesa. Contou com a participação de vários grupos nacionais e o grupo de percussão Rufus & Circus, promovido pela Cooperativa Casa dos Choupos esteve lá a bombar!

 

 

25 de Novembro: Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

 

Promovido pelo Município de Santa Maria da Feira e coordenado pela Cooperativa Casa dos Choupos, o Espaço Trevo – gabinete de apoio a situações de violência doméstica – assinalou a data com a campanha Veste a Palavra. Lojas de roupa de Santa Maria da Feira associaram-se à iniciativa, vestindo as suas montras com t-shirts alusivas à campanha, que têm a assinatura de três designers que aceitaram o desafio do Espaço Trevo.

 

 

Seminário “Feira 2020: Um ecossistema de Inovação social”

 

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, a Casa dos Choupos – Cooperativa Multissectorial de Solidariedade Social, através da ALPE – Agência Local em Prol do Emprego, e o IES – Social Business School, promovem, dia 12 de novembro, das 09h30 às 12h30, no Museu Convento dos Lóios (Santa Maria da Feira), o seminário “Feira 2020: Um ecossistema de Inovação social”.

Será uma manhã inspiradora com apresentação de projetos considerados como exemplos de boas práticas ao nível do desafio da Inovação na Economia Social e com elevado potencial de empreendedorismo e inovação social.

 

 

Casa dos Choupos agradece aos colaboradores do LIDL - Arrifana

  

A Casa dos Choupos esteve no dia 09 de Novembro presente no LIDL de Arrifana para apresentar aos colaboradores o projeto Chão Fértil - Hortas Comunitárias e agradecer o contributo de todos na angariação do montante conseguido pelo Movimento Mais para Todos, fazendo jus ao lema "Juntos Somos Mais Para Todos!". Um bem-haja a todos/as os que contribuem de forma direta ou indireta na concretização destes projetos!

Projecto "Chão Fértil" distribui 30 talhões para hortas urbanas

Jornal I, 06 de Novembro de 2015

  

A cooperativa de solidariedade social Casa dos Choupos apresentou hoje na Feira as 15 primeiras hortas urbanas do projecto "Chão Fértil", que tem ainda mais 15 talhões para distribuir até à primavera.

Sessão de Ativação no âmbito do Movimento Mais para Todos 

  

A implementação do projeto de criação de hortas comunitárias, para a população local, foi possível devido ao montante angariado pelo Movimento Mais para Todos, projeto de responsabilidade social promovido pelo Lidl e que contou com o apoio da Prio. No evento que decorreu na tarde do dia 06 de Novembro de 2015, foi promovida uma palestra sobre questões de sustentabilidade, economia verde e poupança, apresentada por Ana Rita Ramos, jornalista especializada nas temáticas do ambiente, cidadania, empreendedorismo social e saúde e bem-estar.
Juntos somos Mais para Todos!

Quem se Importa - Documentário e Debate

Casa da Cultura de Gião, 05 de Novembro, 21h00

  

Este será um momento de inspiração e partilha de experiências de empreendedorismo e inovação social. O Hélder Sampaio do Instituto de Empreendedorismo Social será nosso convidado e facilitador da conversa com outros empreendedores (Benjamim Pinto da AMICIS e Luísa Neves da SAOM).

 

O "QUEM SE IMPORTA"  foi filmado em 7 países diferentes: Brasil, Peru, USA, Canadá,Tanzânia, Suíça e Alemanha. Com narração de Rodrigo Santoro e direção de Mara Mourão, este filme, recomendado pela UNESCO e vencedor de vários prémios internacionais, retrata o trabalho de 18 empreendedores sociais, cujas ideias visionárias já transformaram milhões de vidas.

 

E vocês? Importam-se?

 

Poesia no Corpo. Corpo na Poesia participa no espetáculo In Memoriam - Cerco a Lourosa, da Companhia Persona

 

In Memoriam – Cerco a Lourosa é uma peça multidisciplinar e comunitária que remexe memórias de 1964 no largo da igreja. Apresentação acontece dia 24 de Outubro às 21h30 (Lourosa//Santa Maria da Feira).

 

Poesia no Corpo. Corpo na Poesia apresenta-se no Auditório Nascente, em Espinho, a 31 de Outubro

 

No dia 31 de Outubro pelas 22h00 o grupo intergeracional "Poesia no Corpo. Corpo na Poesia", promovido pela Casa dos Choupos, apresenta-se no Auditório Nascente em Espinho para apresentar o espetáculo "Quantos são Eu?". Marque já na sua agenda!

Mercado da Solidariedade: campanha de recolha de alimentos nos dias 17 e 18 de Outubro

 

Nos dias 17 e 18 de Outubro, realizar-se-à uma campanha de recolha de alimentos nos Hipermercados Continente de Mozelos, S. João de Ver e Feira. No âmbito da parceria entre a Cooperativa Casa dos Choupos e a Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Sanguedo/Feira, estaremos presentes! Junte-se a nós!

Agência Local em Prol do Emprego organiza Jornadas de Empreendedorismo

 

As Jornadas de Empreendedorismo são um evento sobre empreendedorismo, inovação e criatividade organizado pela ALPE – Agência Local em Prol do Emprego, de 22 a 24 de Outubro de 2015, em Santa Maria da Feira. 

Durante 3 dias, diversos empreendedores apresentam os seus negócios e discutem aspetos relacionados com a criação do próprio negócio. Os eventos (encontros temáticos, workshops, ciclo de conversas e tertúlia) são dirigidos a potenciais empreendedores e ao público em geral interessado nestas temáticas.

 

Inscrições gratuitas mas sujeitas a inscrição em http://goo.gl/forms/PiKCciBABW.

Info: 256 372 076

Casa dos Choupos vai participar no GREENFEST/ Feira das ONG´s em Portugal - Estoril, 08 a 11 de Outubro

 

A Feira das ONG promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian, decorre de 08 a 11 de Outubro no Estoril, integrando a 8ª Edição do Greenfest. Diversas ONG terão oportunidade de partilhar os seus projetos com um vasto público, quer no tradicional espaço da Fiartil, quer no interior e imediações do Centro de Congressos do Estoril.

O Greenfest é o maior evento de sustentabilidade realizado em Portugal, contemplando as áreas de Responsabilidade Social, Ambiental e a vertente Económica. Neste ano, o tema principal é o da Cidadania Ativa onde serão, entre outros, aprofundados desafios enfrentados pelas organizações da sociedade civil nos domínios da Inovação Social, Empregabilidade, “Advocacy”, Direitos Humanos, Voluntariado e Financiamento (“Fundraising”, “Social Bonds”). Estas atividades decorrem em paralelo com outras iniciativas das áreas ambiental e económica. 

 

Com o “Chão Fértil” nasceu uma “casa para todos os feirenses”

Jornal Correio da Feira, 13 de Abril de 2015

 

A Cooperativa Multissectorial de Santa Maria da Feira tem uma nova casa. A “Casa dos Choupos” está a nascer bem no centro da cidade-sede do Concelho e pretende ser um lugar para todos feirenses. A ideia é que do “Chão Fértil” que ali se está a preparar saiam produtos da terra, mas também novas ideias [...]

“Ideias mil só mesmo em Abril”

Jornal Terras da Feira, 20 de Abril de 2015

 

O Bazar e a Cooperativa Casa dos Choupos promovem mais uma Feirinha Pela Noitinha que se instala na Praça Gaspar Moreira na próxima sexta-feira entre as 17h00 e a meia-noite. A praça transforma-se numa mostra de produtos, na área da joalharia, design de produto, mobiliário, artigos em segunda mão, que permite a jovens criadores e ateliês a exposição e comercialização dos seus produtos junto de um público diversificado. Integrada na Feirinha, há também a Tertúlia Social Empreendedor que terá lugar na cafetaria Transat, das 17h00 às 19h00. 

Casa dos Choupos tem hortas para quem quer perceber de agricultura biológica

Terras da Feira, 15 de Junho de 2015

 

O programa “Chão Fértil” foi desenhado pela cooperativa Casa dos Choupos e foi um dos vencedores do movimento “Mais para Todos”, projecto de solidariedade da responsabilidade do LIDL Portugal, ao qual se associou a SIC Esperança. Este programa de hortas urbanas começa a sair do papel. O período de candidaturas para atribuição de talhões para a prática agrícola decorre até 27 de Junho. Os interessados, que têm de residir no concelho da Feira, têm acesso à ficha de candidatura, à listagem de documentos a anexar, bem como ao regulamento, nas instalações da ALPE - Agência Local em Prol do Emprego, na rua Moinho das Campainhas, 1º andar do edifício da Cooperativa Agrícola, na Feira. O envio dos documentos pode ser solicitado pelo email casadoschoupos@gmail.com. 

“Chão Fértil” da Casa dos Choupos distinguido por movimento nacional

Terras da Feira, 20 de Março de 2015

 

O projecto “Chão Fértil” da cooperativa Casa dos Choupos foi um dos vencedores do movimento “Mais para Todos”, projecto de solidariedade da responsabilidade do LIDL Portugal, ao qual se associou a SIC Esperança. 
Dos mais de 700 projectos candidatos, foram seleccionados 54, que vão ajudar cerca de 16 mil pessoas em todo o país. 

Teresa e Marta estiveram na Lituânia em formação na área da Juventude

Terras da Feira, Dezembro de 2014

 

Duas jovens de Santa Maria da Feira, que trabalham na área da Juventude, integraram o grupo de quatro elementos que representaram Portugal numa formação internacional que envolveu seis países, realizada no Centro de Formação de Daugirdiskes, na Lituânia. 
O Yellow Brick Road – Career Guidance Competencies Training for Youth Workers, projecto dirigido a técnicos que trabalham na área da juventude, promovido pela associação lituana Nectarus e financiado pelo programa Erasmus +, visa desenvolver instrumentos de trabalho que permitam promover programas e projectos no âmbito do emprego jovem, com recurso a diversas técnicas, mas com um enfoque especial no coaching. 

Direitos e Desafios quer aproximar-se da comunidade

Terras da Feira, 07 de Outubro de 2013

 

O projecto Direitos & Desafios promove, entre quarta-feira e sábado, a iniciativa “4 dias, 4 eixos – Envolve-te no Desafio!”, que inclui encontros, debates, workshops e exposições em quatro áreas: Emprego, Formação e Qualificação; Intervenção Familiar e Parental; Capacitação da Comunidade e das Instituições; e Informação e Acessibilidades. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

Comunidade discute futuro da Rua João Paulo II

Terras da Feira, 07 de Abril de 2013

 

Na próxima sexta-feira, arranca, em Lourosa, um ciclo de encontros de discussão colectiva para debater o futuro da Rua João Paulo II. As reuniões serão semanais, sempre às sextas-feiras, entre as 21h00 e as 23h00, e terão lugar na Casa da Cultura da freguesia. A participação é aberta a todos os interessados.

Este projecto, denominado “Discutir a Rua”, é desenvolvido pelo colectivo ”Na tua Rua – um projecto participado”, integrado no Laboratório de Empreendedorismo Social do Projecto Direitos & Desafios, assente na preocupação demonstrada pelos participantes da Comunidade (Com) Vida de Lourosa e pela Junta de Freguesia local.

 

O Projeto Direitos & Desafios (Contrato Local de Desenvolvimento Social) é promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e tem como entidade coordenadora a Casa dos Choupos – Cooperativa Multissetorial de Solidariedade Social e como entidades executoras Associação de Alcoólicos Recuperados de Santa Maria da Feira e o Centro Social de Lourosa.

“Pessoas mais preparadas produzem mudanças na comunidade”

Terras da Feira, 18 de Fevereiro de 2013

 

A Agência Local em Prol do Emprego (ALPE) surgiu em 2006. O rosto do desemprego tem mudado nos últimos tempos e a procura de mais qualificações motiva quem não consegue regressar ao mercado de trabalho. Joana Mouta, coordenadora da ALPE, não tem dúvidas: a empregabilidade está essencialmente associada à qualificação. Num edifício no Cavaco, onde funciona a Cooperativa Agrícola, uma equipa multidisciplinar está disponível para ouvir pessoa a pessoa, analisar percursos, traçar caminhos, definir planos. As portas estão abertas e há respostas pensadas à medida. Quebrar o ciclo de exclusão é também um dos objectivos da ALPE. 

“As pessoas podem ser protagonistas da mudança”

Terras da Feira, 02 de Abril de 2012

 

A terceira edição do projecto de intervenção social Direitos & Desafios tem 15 acções para colocar no terreno até Agosto de 2014. Amélia Carneiro, coordenadora do programa municipal, revela que esta nova etapa centra-se no cidadão como protagonista da mudança na comunidade. As respostas são variadas e abrangem diferentes públicos que precisam de ajuda: desempregados, vítimas de violência doméstica, grávidas adolescentes. A Casa dos Choupos é a entidade coordenadora do projecto. O Centro Social de Lourosa e a Associação de Alcoólicos Recuperados de Santa Maria da Feira são as entidades executoras. O trabalho já começou. 

“Um porto de abrigo para ideias e projectos”

Terras da Feira, 31 de Janeiro de 2011

 

A Casa dos Choupos nasceu para estar em permanente diálogo com a comunidade, para que pessoas e instituições possam concretizar ideias e vontades. O plano de actividades de 2011 é extenso com várias formações e workshops que abrangem diversos temas. Margarida Paiva Amorim, presidente da direcção, adianta que a estrutura está preparada para trabalhar o marketing das instituições do terceiro sector e apoiá-las na elaboração de candidaturas. Expandir a área de intervenção para fora da cidade da Feira, através de parcerias, é um dos objectivos. 
“Pretendemos criar um grupo de teatro direccionado aos jovens para reflectir problemas e questões relevantes da comunidade”. 

"Inovar nas respostas sociais e consolidar projectos"

Terras da Feira, Setembro de 2008

 

Apalpou-se o pulso à realidade e desenhou-se um projecto que fosse de encontro às urgências sociais e profissionais da população do Concelho. É preciso atenção aos novos problemas que aparecem numa sociedade em constante mutação. Olhou-se atentamente para várias situações e concluiu-se, por exemplo, que o património habitacional do município precisa de reparações e que nem sempre há disponibilidade para dar uma resposta atempada às necessidades de cada momento. A conjuntura social não podia passar despercebida e as questões do emprego, da educação e formação também foram incluídas no projecto. E assim, depois de várias análises, surge a Casa dos Choupos – Cooperativa de Serviços, em Santa Maria da Feira. Para inovar nas respostas sociais e consolidar programas que existem. 

Ligue:

+351 256372076

+351 910572882

Endereço: 

Rua Casa dos Choupos, Nº20

4520-156 Santa Maria da Feira

Siga-nos: