SOBRE NÓS

A Casa dos Choupos – Cooperativa Multissectorial de Solidariedade Social, CRL foi fundada em 2008 e tem como objetivo apresentar respostas inovadoras e atípicas a necessidades e áreas de interesse da comunidade em que se insere e da sociedade civil, fomentando o progresso e a sustentabilidade social. Tem estabelecido um protocolo de parceria com o Município de Santa Maria da Feira para a promoção de respostas relevantes para o desenvolvimento social deste concelho.


De Agosto de 2011 a Agosto de 2014 assume a coordenação do Projeto Direitos & Desafios (ao abrigo do Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social do Instituto da Segurança Social). Em Janeiro de 2016 assume a coordenação do Projeto Direitos & Desafios (desta vez, ao abrigo do CLDS 3G).

Desenvolve diferentes serviços no âmbito do desenvolvimento social local: a ALPE - Agência Local em Prol do Emprego; o Espaço Trevo - gabinete de apoio a situações de violência doméstica; o Espaço Famílias; o Cegonha & Companhia (apoio a jovens grávidas e pais em situação de risco social); promove e desenvolve o projeto Chão Fértil, onde está integrado um espaço de hortas comunitárias, hortas pedagógicas, formação e workshops e atividades diversas com o objetivo de envolver e estimular a participação comunitária.

Na área do apoio e acompanhamento social desenvolve o Programa Sorrisos - apoio ao nível do tratamento dentário a crianças e jovens do concelho (em parceria com clínicas dentárias locais), o Mercado da Solidariedade – apoio alimentar (em parceria com a Cruz Vermelha - Núcleo de Sanguedo), o Serviço Âncora – apoios de emergência social a famílias em situação de crise e coordena a Rede Local de Intervenção Social de Santa Maria da Feira.

Presta serviços na área da Manutenção e Reparação Habitacional e na área do apoio técnico ao desenvolvimento de atividades de promoção da Igualdade de Género.

Promove ainda e apoia dois grupos de intervenção pela arte: o grupo de percussão Rufus & Circus e o grupo intergeracional Poesia no Corpo. Corpo na Poesia, tendo como objetivo central potenciar a participação e a cidadania da comunidade deste território e fomentar o desenvolvimento de competências sociais, psicológicas e culturais dos participantes, através da arte, com o recurso à música, ao movimento, à expressão corporal e a obras literárias.

 

- A 12 de Maio de 2009 foi assinado o Protocolo de Parceria com o Município de Santa Maria da Feira para o desenvolvimento de respostas relevantes para o desenvolvimento comunitário do concelho de Santa Maria da Feira. 

 

- De 2009 a 2015 Casa dos Choupos, CRL foi entidade prestadora de serviços do GIP - Gabinete de Inserção Profissional da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. 

 

- Em Agosto de 2011 foi aprovado o Plano Municipal para a Igualdade de Género no âmbito da tipologia 7.2 dos Planos para a Igualdade, sendo a entidade promotora a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, entidades co-financiadoras a União Europeia e o Estado Português (POPH), entidade intermédia a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e entidade colaboradora e prestadora de serviços a Casa dos Choupos - Cooperativa Multissectorial de Solidariedade Social, CRL, a partir do qual foi criado o Gabinete de Igualdade de Género.

 

- De Agosto de 2011 a Agosto de 2014 assume a coordenação do Projeto Direitos & Desafios (ao abrigo do Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social do Instituto da Segurança Social). 

 

- De 21 a 27 de Janeiro de 2013, a Casa dos Choupos, CRL. participou numa Visita Preparatória do Programa Lifelong Learning Programme, ao abrigo do Grundtvig em Cazaltone/Parma (Itália), sob a coordenação da Giolli Cooperativa Sociale.

 

- No dia 24 de Outubro de 2014 foi atribuído o Prémio "Viver em Igualdade" ao Município de Santa Maria da Feira que premeia as boas práticas de igualdade de género, cidadania, não discriminação e não violência no biénio 2014 - 2015. Destaque: Espaço Filhos (Plano Municipal para a Igualdade de Género) e Espaço Trevo (Gabinete de apoio a situações de violência doméstica do Projeto Direitos & Desafios).

 

- De 07 a 16 de Novembro de 2014, a Casa dos Choupos, CRL. participou no “Yellow Brick Road – Career guidance competencies training for youth workers”, no Centro de Formação “Daugirdiskes” na Lituânia, projeto dirigido a técnicos que trabalham na área da juventude, promovido pela associação Lituana NECTARUS e financiado pelo Programa Erasmus+, com o intuito de desenvolver instrumentos de trabalho que permitam promover programas e projetos no âmbito do emprego jovem, com recurso a diversas técnicas, mas com um enfoque especial no coaching.

 

- Em 2014, o Projeto "Chão Fértil" da Cooperativa Casa dos Choupos foi um dos vencedores do Movimento "Mais para Todos", projeto de solidariedade da responsabilidade do LIDL Portugal, ao qual se associou a SIC Esperança.

- De Janeiro de 2016 a Dezembro de 2018 assume a coordenação do Projeto Direitos & Desafios (ao abrigo do Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social 3G). 

 

- O grupo de percussão Rufus & Circus, promovido pela Casa dos Choupos, CRL. tem tido presença em todas as edições da Viagem Medieval de Santa Maria da Feira, bem como em outros eventos relevantes concelhios e extra concelhios.

 

- O grupo intergeracional "Poesia no Corpo. Corpo na Poesia", promovido pela Casa dos Choupos, CRL. participou nas edições de 2013, 2014 e 2015 do Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira e nas duas edições (2013 e 2015) do MEXE - Encontro Internacional de Arte e Comunidade (Organização: Associação PELE, Porto).

 


 

 

 

 

BREVES NOTAS HISTÓRICAS

Ligue:

+351 256372076

+351 910572882

Endereço: 

Rua Casa dos Choupos, Nº20

4520-156 Santa Maria da Feira

Siga-nos: